4 de novembro de 2015

Fernandes - Origem do sobrenome:


Fernandes “Significa pessoa de boa família, honrado e é originado das colinas de Portugal.
De origem nobre, podemos nos orgulhar, e assim passear um pouquinho mais pela história, vendo a aparição dos primeiros Fernandes.
“Um dos primeiros Fernandes portugueses de que se tem notícia foi Diogo Fernandes, o 3º Conde de Portucale até o ano de 924. Genro de Lucídio Vimaranes, 2º Conde de Portucale (o primeiro havia sido seu pai, Vímara Peres), por seu casamento com Onega Lucides.
Os Fernandes também tem um brasão para representá-los. O brasão era agraciado pelo rei às famílias, quando algum de seus membros se destacava em ato de bravura, em sinal de gratidão.
 Eis os significados do Brasão da Família Fernandes:
   “Esquartelado: o primeiro de ouro, com uma águia de duas cabeças, de negro, armada de vermelho, carregada de um crescente de prata no peito; o segundo de vermelho, com três escudetes de prata, cada escudete com uma cruz de vermelho; o terceiro de vermelho, com um castelo de prata, e o quarto de vermelho, com três vieiras de prata. Timbre: uma águia estendida de uma só cabeça, de negro, com um escudete do segundo quartel no bico, pendente de um torçal de vermelho.” 

(Trecho extraído do livro: "Família Fernandes Uma história de Gerações).

Nenhum comentário: